Welcome to the blog Hitech Tips

A blog about web and IT. Sharing things I use at work.

Conselho que vale ouro

Posted by Mr.Editor Monday, February 15, 2010

image Há tempos, o email de suporte a este blog foi tomado de assalto. Não sei a origem deste ataque mas sei que o email foi usado para enviar um mail de spam a todos os contactos os meus contactos. Ainda para mais, esse mail foi enviado sem BCC, tornando públicos todos esses contactos. Apesar de ser alheio a este abuso, quero deixar na mesma aqui as minhas desculpas pelo incómodo.

Creio que terá sido alguma falha de segurança no Gmail terá sido explorada. Uma vez que não me mexeram no blog, suponho que terá sido "apenas" para mandar spam. Mudaram-me a password e neste momento não tenho acesso a esse email. Só não fiquei também sem acesso ao blog porque, apesar de eu ser o único editor do blog, tinha dois emails associados ao blog, cada qual com permissões de administração.

Deixo aqui aos companheiros de blogosfera um conselho que considero valer ouro: ter mais do que um utilizador do blog com privilégios de administração (podem pertencer à mesma pessoa mas com com diferentes emails).  Apresento a seguir instruções para o Blogger:

  1. entrar no blog e ir à página de administração do blog (http://www.blogger.com/home)
  2. clicar em  Definições
  3. clicar em Permissões
  4. clicar em Adicionar Autores
  5. na caixa "Convide mais pessoas para escreverem no seu blogue", inserir um email seu, diferente daquele que estiver actualmente associado ao blog
  6. clicar em Convidar
  7. entrar no email definido no ponto 5 e abrir o mail enviado pelo Blogger
  8. clicar no link que o mail refere e seguir até ao fim as instruções que o Blogger dará
  9. voltar a entrar no blog mas com o utilizador do ponto 1
  10. repetir os passos 1 a 3 para chegar à página das permissões
  11. clicar "conceder privilégios de administrador" na linha correspondente ao email inserido em 5

A partir deste momento passará a haver dois emails a partir dos quais é possível administrar o blog. Se se perder o acesso a um dos emails, pode entrar no blog com o outro email. Como ambos são administradores do blog, na página das permissões do blog pode remover o acesso a um dos emails.

Boas blogagens.


0 comments

Post a Comment

Followers