Welcome to the blog Hitech Tips

A blog about web and IT. Sharing things I use at work.

Faça posts de forma rápida e eficaz

Posted by Mr.Editor Monday, February 15, 2010

1. Use o Windows Live Writer

image

Com o WLW, escreverá posts como se estivesse num processador de texto. Pode copiar imagens e coloca-las no post directamente a partir do clipboard, que o WLW colocará a imagem no seu álbum Picasa. Pode também copiar HTML de outras páginas e colar-lo no seu post sem que perca a formatação. Além disso, toda a edição é feita usando a formatação do blog, o que aumenta a produtividade. Duas dicas:

  • quando colar uma imagem, clique nela e depois vá às propriedades "Avançadas" (na barra lateral) e escolha o tamanho "original" na lista. Se precisar de redimensionar a imagem, pode ir ao às propriedades "Efeitos" e adicionar o efeito nitidez.
  • quando está a escrever e prime enter, está a inserir um novo parágrafo. Este comportamento é diferente daquele que o editor do blogger tem, pois no blogger o enter produz uma quebra de linha. A diferença é que o parágrafo geralmente tem algum espaço vertical entre o texto e a quebra de linha não (neste aspecto, o WLW segue o standard). Para inserir uma quebra de linha, basta fazer SHIFT ENTER e, assim, mudará de linha sem adicionar um parágrafo. Note que há formatação que se aplica a parágrafos inteiros (o estilo de parágrafo, por exemplo), pelo que não se surpreenda se esta mudar texto em linhas quebradas com o SHIFT ENTER.

2. Use um programa para capturar ecrãs

image

Quando preciso de copiar uma parte de outra página web (ou de outra aplicação de software), uso o programa de captura de ecrãs MWSnap, que é freeware. Tenho a opção para auto-copiar a imagem seleccionada (ver imagem) e assim basta-me fazer a captura da imagem (CTRL SHIFT A) e depois fazer colar-la no post (CTRL V) e está feito. Actualmente, até uso o MWSnap para redimensionar as imagens da forma que quero. Assim, visualizo a imagem num qualquer programa e depois faço a captura e colo a imagem no post. Desta forma poupo dois passos tediosos que são redimensionar a imagem num programa de tratamento de imagens e não preciso de fazer o upload da imagem (pois o WLW fá-lo automaticamente). Uma dica:

  • Imagine que precisa de imagens com uma dimensão específica, por exemplo com 650x250 pixéis. O MWSnap é a ferramenta ideal para isso! Coloque a dimensão da imagem como se segue:
    image
    e depois é só clicar no botão. A janela do MWSnap esconder-se-á (*) e ao arrastar o rato está a escolher área que irá copiar. Claro que antes de fazer a captura terá que ter a imagem visível no ecrã, com um zoom adequado à captura.
    * se isso não acontecer, vá ao menu Tools | Settings e depois verifique que tem estas opções activas:
    image

Conclusão

O WLW e o MWSnap constituem um ambiente produtivo para editar o blog. O primeiro permite-lhe concentrar-se na escrita e o segundo na ilustração do texto. Boas postagens.


0 comments

Post a Comment

Followers