Welcome to the blog Hitech Tips

A blog about web and IT. Sharing things I use at work.

Operação Aurora: deixe de usar o Internet Explorer

Posted by Mr.Editor Monday, February 15, 2010

Quem o recomenda é o governo alemão, que incentiva os utilizadores da web a escolherem outro browser. Há quem defenda que esta recomendação deva ser tomada em conta não apenas por aqueles que ainda usam o Internet Explorer (IE) 6 como também por todos todos os que usem as versões 7, 8 ou outra que aí venha.
Operação "Aurora"
Vem este assunto a propósito do recente ataque a mais de 30 empresas americanas, incluindo a Google, a Adobe e a Juniper Networks. O ataque ocorreu na época natalícia, possivelmente para minimizar as possibilidades de detecção e recorreu a uma nova falha de segurança no IE, como descreve a McAfee, ainda não conhecida publicamente. Os intrusos ganharam acesso às organizações em causa lançando ataques a muito personalizados a uma ou a um restrito grupo de pessoas com acesso a informação sensível. Estas pessoas foram o ponto de acesso ao material que se pretendia roubar: propriedade intelectual.
"Aurora" é nome como está a ser conhecido este ataque e resulta da análise feita pela McAfee. Investigando o código binário do "malware", a McAfee descobriu que a palavra "Aurora" fazia parte do "filepath" (localização no disco) da máquina atacante. O "filepath" pode ser inserido pelos compiladores de código para ajudar à correcção de erros de software (debug) e para indicar onde o código fonte está localizado na máquina do programador. A MCafee acha que "Aurora" foi o nome interno que o(s) atacante(s) deu(deram) à operação.
Novo patamar
Até agora temos visto ataques para obter informação bancária. Com o presente ataque, é a propriedade intelectual o que está em causa, o que coloca a guerra virtual noutro patamar. Quando a actual tendência é tudo estar ligado, é altura das empresas de software pensarem seriamente mais nas questões de segurança do que nos "press release". Começar por não lançar no mercado software mal testado, numa estratégia comercial de antecipação, é um bom começo.
Leituras:

Adenda:
Segundo o i, a França está a fazer a mesma recomendação.


0 comments

Post a Comment

Followers