Welcome to the blog Hitech Tips

A blog about web and IT. Sharing things I use at work.

Yahoo Pipes

Posted by Mr.Editor Monday, February 15, 2010

image Os Yahoo Pipes, ou numa tradução livre, a Tubagem do Yahoo, é uma tecnologia com dois anos, lançada em Fevereiro de 2007. É uma interessante ferramenta para agregar, manipular e misturar conteúdos dispersos pela web, produzindo uma única saída. Tal como nos canos de água, em que vários tubos se vão unindo, com torneiras selectivas, para formar uma conduta única. Acresce que é uma tecnologia ao alcance de todos, mesmo para pessoas sem formação específica em informática.

Há vários vídeos a demonstrar o uso do Yahoo Pipes, seja no Youtube, seja no próprio Yahoo Pipes. Mas o melhor mesmo é vê-los em acção. Por exemplo, a pesquisa http://pipes.yahoo.com/pipes/search?q=flickr+blogger&x=0&y=0 devolve Pipes que usem o Flickr e o Blogger para juntar dados e mistura-los num único RSS. Em particular, este Pipe http://pipes.yahoo.com/pipes/pipe.info?_id=sqpS5Mzy3BGLF4Jz8jxBKg cria um slideshow com imagens obtidas num mashup do Google Reader composto por feeds do Flickr e do Picasa.

Por aqui, estou a usar os Pipes na nova template para este blog. Isso inclui filtrar os conteúdos para os agrupar por labels e juntar a bonecada do Flickr num misto de slideshow e textos do blog. Voltarei ao assunto quando a template sair.


0 comments

Post a Comment

Followers