60% dos visitantes deste blog usam o Internet Explorer (IE) e 30% usam o Firefox (FF). Este indicador não é o estatisticamente relevante mas não andará longe dos padrões de visitas globais. Ilustra o terreno que o FF tem conquistado ao IE, especialmente quando houve tempos (por volta de 2002) em que o IE chegou a ter 90% do mercado. Nessa altura, o IE era nitidamente o melhor browser do mercado, tanto em termos de performance como ao nível das especificações. Aliando a então boa apresentação do HTML e bom suporte para scripting ao facto de o browser vir de raiz com o sistema operativo mais popular, o Windows, eis como o IE se tornou um campeão no mundo dos browsers.
O que é que mudou então? O gigante dormiu à sombra do sucesso e investiu mais em práticas comerciais do que na melhoria do produto. Além disso, a estratégia da Microsoft de dominar os mercados onde esteja que sempre passou por incluir especificidades suas também passou pelo IE, o que no caso significou adicionar elementos de HTML que não eram padrão, mau suporte para estilos CSS e tentativa (falhada) de tornar o VBScript como linguagem de scripting no browser.
É neste contexto que surge o FF, com uma estratégia assente em três pontos:
- aumentar a performance do produto;
- seguir os standards definidos pelo W3C;
- ter uma plataforma de extensões, aberta aos programadores, que permita expandir o browser.
O FF tem desta forma ganho terreno no mercado dos browsers e, apesar do percalço chamado Chrome, desde há vários anos o melhor browser para o utilizador final e para o programador de software. Neste último aspecto, está mesmo anos luz à frente da concorrência, graças a extensões específicas que foram sendo criadas para facilitar o desenvolvimento de software (exemplos: EditCSS, JavaScript Debugger, Web Developer, etc., etc.).
Por isso caro blogger, quando mudar o aspecto do seu blog (template, mini-aplicações, cores, fontes, etc.) confirme que o aspecto desejado não é exclusivo do IE. Não queira perder 40% dos seus visitantes e experimente pelo menos como fica o seu blog no FF e no Chrome.
0 comments