Welcome to the blog Hitech Tips

A blog about web and IT. Sharing things I use at work.

Teste as velocidades do seu blog e da sua ligação à net

Posted by Mr.Editor Monday, February 15, 2010

Testar a performance do blog

É frequente ir-se adicionando coisas giras ao blog até que, a certo ponto, torna-se impossível abrir a página do blog. Acontece a muitos e aconteceu-me a mim. Nos últimos dias tem sido uma chatice abrir o blog desde que instalei os ícones para partilhar no facebook e no twitter. Depois de algumas experiências, conclui que o AddThis e o Tweetmeme entram em conflito, fazendo disparar o tempo de carregamento do blog dos 8 segundos para os 35 segundos! Optei por inibir, pelo menos temporariamente o AddThis.

Mas como cheguei a esta conclusão?


Instalei a ferramenta HttpWatch Basic Edition (freeware) e experimentei diversas combinações da template. Esta ferramenta mede o tempo de carregamento de uma página e mostra quanto tempo demora cada conteúdo a ser carregado.

image

A forma de funcionamento da ferramenta é algo fora do vulgar, já que corre integrada no browser. É conveniente ler o ficheiro "Getting Started", instalado com a aplicação, para ver como começar. Basicamente, no Firefox basta clicar no ícone no canto inferior direito:

image

e no Internet Explorer, clica-se no ícone equivalente existente na barra de ferramentas:

image

Dicas:

  1. em cada teste, carreguei em "Record" antes de refrescar a página e carreguei em "Stop" depois da página carregada (o ícone do browser pára de mexer), o que me permitiu ter as temporizações de cada página carregada.
  2. Testar no Internet Explorer é mais fácil, pois o Firefox abre vários canais de comunicação e fazer a soma do tempo gasto não é directo.
  3. Usar esta configuração quando se repetirem testes seguidos, pois facilita a comparação:
    image

Testar a velocidade da sua ligação à net

A segunda ferramenta não precisa de ser instalada. Basta aceder ao site

http://www.speedtest.net

e correr o teste. A imagem seguinte mostra o resultado da minha ligação:

image

Para comparação, a ferramenta mostra outros resultados. Por exemplo, para a Alemanha e Portugal, os quadros são os seguintes:

image

Fico a saber que a minha velocidade fica 60% das melhores ligações portuguesas. Nesta tabela destaca-se também a boa posição global ao nível dos downloads mas muito má no que respeita os uploads.

Experimente para optimizar

Com estas duas ferramentas pode optimizar o seu blog e tirar as teimas quanto à habitual explicação "ah e tal, é da ligação" :) Boas experiências.


0 comments

Post a Comment

Followers