Welcome to the blog Hitech Tips

A blog about web and IT. Sharing things I use at work.

iPad: os pontos negativos

Posted by Mr.Editor Tuesday, February 16, 2010

Passada a euforia da revelação, eis que chega o momento de uma análise dos pontos negativos do iPad.

  • Sem USB e sem leitor de cartões, fazer entrar dados* no aparelho fica mais complicado. Pode-se comprar adaptadores que permitirão transformar o conector de 30 pinos em USB, leitor de cartões SD ou carregador da bateria. Mas francamente, longe ficará a expectativa de se ter um computador portátil.
    image
    Na imagem: a base para o iPad; os adaptadores para USB e para SD; o adaptador para carregar a bateria.
    *fotos, documentos, música, vídeo, etc.
    Imagine-se por exemplo um fotografo em trabalho de campo. Levaria a sua bela D-SLR e o iPad. Depois de fotografar, transferiria as fotos para o iPad para as visualizar e, eventualmente publicar. Assim para o fazer terá que comprar mais uma geringonça.
  • Não tem câmara pelo que não pode ser usado para vídeo-conferência. Nem para colocar uns clips no Youtube.
  • Não corre mais do que uma aplicação de cada vez, dado que o sistema operativo não é multitasking (multi-tarefa). Por exemplo, ao escrever-se um texto no "Pages" (o processador de texto incluído) se se quiser copiar um pedaço de texto do browser, ter-se-á que fechar o "Pages", abrir o browser para copiar o texto e voltar ao "Pages" para colar o texto copiado. Pela mesma razão, não se pode ouvir música enquanto se trabalha noutra coisa. De facto, esta particularidade é bem mais limitativa do que o USB/SD. É ridículo que um computador (?) não tenha multi-tarefa nos dias de hoje.
  • O browser não suporta flash! Bye bye Youtube e mais uma carrada de sites que usem o flash player.
  • Quando o iPad está ligado à base (comprada à parte), ganha-se um porto USB. Um! Compre-se um hub USB se se quiser ligar mais do que um dispositivo ao mesmo  tempo. Isto admitindo que a Apple não restringiu o uso de hubs…

Apesar dos aspectos muito positivos (tamanho, ecrã táctil, autonomia, design), o facto é que opções de desenho do aparelho parecem querer torna-lo num iPhone com esteróides (como li algures) e sem concretizar o potencial que se lhe antevia em certos nichos de mercado. Estamos perante um Kindle a cores, ao que parece.

Num próximo texto, abordarei as alternativas ao iPad. Um cheirinho:


1 Responses to iPad: os pontos negativos

  1. Excelente análise. Dificilmente comprarei o iPad. è mais para consumidores e menos para produtores de conteúdos

     

Post a Comment

Followers